Ferramentas de pintura para madeiras
Pinceis e ferramentas usadas na pintura em madeira
Os pincéis são essências para quem se dedica a pintura decorativa neste caso as madeiras, que pode ser de mobiliário como pequenos objetos utilitários ou decorativos e também no restauro.
Existem vários tipos de pincéis com diferentes funções, cada um é usado para diferentes técnicas e efeitos. Existem outros tipos de ferramentas utilizadas na pintura.
Tipos de pincéis: Chatos, redondos, chanfrados, Mop, Trinchas, Língua de gato, Liner, Filete, Pituá entre outros.
Tamanhos: Existem em vários tamanhos entre os 0, 2, 4 a 20 ou mais os pincéis menores são usados para detalhes mais precisos, enquanto os maiores são bons para cobrir áreas maiores ou fazer pinceladas mais largas.
Cerdas: Os pincéis de podem ser de cerdas naturais ou sintéticas. Os pincéis de cerdas naturais são normalmente feitos de pelos de animais e são mais macios e flexíveis.
As cerdas sintéticas são feitas de materiais como o nylon e poliéster são duráveis, flexíveis e fáceis de limpar. Existem também pincéis de cerdas mistas.
A diferentes cerdas tem características especificas que influenciam o tipo de pintura.
Outras ferramentas: esponja natural, esponja sintética, pentes de pintura, boleadores, pinta bolas, rolos grandes e pequenos, e rolos artísticos para efeitos.
Ferramentas de pintura e a sua utilização:
Pincel Chato — Pintura de fundos.
Pincel redondo — Detalhes, bordas, pinceladas clássicas, lágrimas e pétalas.
Pincel Chanfrado/angular — Fazer Chanfrado, fazer sombreados e acabamentos.
Pincel MOP — Especial para esfumar e suavizar sombras.
Trincha — Para pintar peças maiores ou dar verniz.
Língua de gato — Para trabalhos de precisão, fazer sombras, folhas, flores, etc.
Liner e Filete — Para fazer Listas, traços, contornos, olhos.
Pituá — Para pintar stencil, fazer sombra e luz seca.
Boleadores — Para pintar pequenos pontos, olhos.
Rolinhos — Para fundos, verniz.
Esponja natural — Esponjado.
Rolos de artísticos — Varias técnicas de pintura.
Veja exemplos em: Ferramentas de pintura Ferramentas de pintura
Limpeza dos pincéis: A limpeza dos pincéis deve ser feita logo após a pintura, utilizando o produto adequado a tinta utilizada na pintura, nas embalagens dos produtos informa qual o tipo de produto de limpeza a usar.
Existem vários produtos para limpeza como álcool, aguarás, diluentes entre outros, dependendo do tipo de produto usado, (Goma laca, verniz sintético, verniz geral, betumes, ceras, etc.)
Na tinta acrílica a limpeza é feita com água de preferência morna usando um pouco de sabão, após a utilização deverá lavar e secar com um pano absorvente no sentido das cerdas retirando toda a água e deixando secar de modo a não estragar as cerdas.
Quando a limpeza for feita com diluente, aguarás, álcool deve-se utilizar dois recipientes com o produto, um para lavar o pincel outro para passar com produto limpo.
Durante a pintura se esta for demorada ou se precisar parar um pouco, não esquecer que a tinta seca rapidamente e deve-se manter os pincéis embebidos na tinta, água ou numa película para não apanhar ar, isto só deve ser aplicado em trincha e pincéis maiores e com cerdas menos sensíveis.
Comentários