Translate

Ferramentas de pintura para madeiras





Pincéis e ferramentas usadas na pintura em madeira



Os pincéis são essenciais para quem se dedica a pintura decorativa, neste caso as madeiras, seja em mobiliário, pequenos objetos utilitários ou decorativos e também no restauro. 

Existem vários tipos de pincéis com diferentes funções, cada um usado para diferentes técnicas e efeitos. Além dos pinceis, exitem outras ferramentas também utilizadas na pintura. 

Tipos de pincéis: Chatos, redondos, chanfrados, Mop, Trinchas, Língua de gato, Liner, Filete, Pituá entre outros.

Tamanhos: Estão disponíveis em vários tamanhos, entre os 0, 2, 4 a 20 ou mais. Os pincéis menores são usados para detalhes mais precisos, enquanto os maiores são ideais para cobrir áreas maiores ou fazer pinceladas mais largas.

Cerdas: Os pincéis podem ser de cerdas naturais ou sintéticas. Os pincéis de cerdas naturais são normalmente feitos de pelos de animais e são mais macios e flexíveis.
As cerdas sintéticas são feitas de materiais como o nylon e poliéster, sendo duráveis, flexíveis e fáceis de limpar. Existem também pincéis de cerdas mistas. 
A diferentes cerdas tem características especificas que influenciam o tipo de pintura.

Outras ferramentas: esponja natural, esponja sintética, pentes de pintura, boleadores, pinta bolas, rolos grandes e pequenos, e rolos artísticos para efeitos.






Ferramentas de pintura e a sua utilização:

Pincel Chato — Pintura de fundos.

Pincel redondo — Detalhes, bordas, pinceladas clássicas, lágrimas e pétalas.

Pincel Chanfrado/angular — Fazer Chanfrado, fazer sombreados e acabamentos.

Pincel MOP — Especial para esfumar e suavizar sombras.

Trincha — Para pintar peças maiores ou aplicar verniz.

Língua de gato — Para trabalhos de precisão, fazer sombras, folhas, flores, etc.

Liner e Filete — Para fazer Listas, traços, contornos, olhos.

Pituá — Para pintar stencil, fazer sombra e luz seca.

Boleadores — Para pintar pequenos pontos, olhos.

Rolinhos — Para fundos, verniz.

Esponja natural — Esponjado. 

Rolos de artísticos — Varias técnicas de pintura.


Limpeza dos pincéis: A limpeza dos pincéis deve ser feita logo após a pintura, utilizando o produto adequado para tinta utilizada. As dos produtos geralmente informam qual o tipo de produto de limpeza a ser usado.

Existem vários produtos para limpeza como álcool, aguarás, diluentes entre outros, dependendo do tipo de produto usado, (Goma laca, verniz sintético, verniz geral, betumes, ceras, etc.) 

Na tinta acrílica a limpeza é feita com água, de preferência morna, usando um pouco de sabão. Após a utilização deve-se lavar e secar com um pano absorvente no sentido das cerdas, retirando toda a água e deixando secar de modo a não estragar as cerdas. 

Quando a limpeza for feita com diluente, aguarás ou álcool deve-se utilizar dois recipientes com o produto: um para lavar o pincel e outro para passar com produto limpo.

Durante a pintura, se esta for demorada ou precisar parar um tempo, lembre-se que a tinta seca rapidamente. Mantenha os pincéis embebidos na tinta ou envoltos numa película, ou saco plástico para evitar o contacto com ar. Isto só se aplica, em trinchas e pincéis maiores e com cerdas menos sensíveis. 




Comentários

Mensagens populares

Contactos

Oficina e armazém.: Parque industrial do Soutelo nº 1, 2845-176 Foros da Amora, Portugal / Telemóvel: 919190392 / Email:cenasdabeta@gmail.com / Loja:Cenasdabeta.pt

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *