Translate

Madeira de choupo ou álamo


Choupo ou Álamo



Madeira de choupo 

A madeira de Choupo também conhecida por Álamo, é originária da Europa, oriente asiático e extremo oriente asiático e extremo norte de África, desenvolvendo-se em ambientes húmidos e é de fácil e rápido crescimento, o que a torna numa madeira sustentável sendo também uma espécie de reflorestamento.

Existem várias espécies de choupo variando a cor da madeira entre branco, amarelado, cinza e rosada dependendo da espécie.
O choupo é usado em tábuas ou em chapas de contraplacado.

As caraterísticas principais é a leveza a facilidade de manuseamento podendo ser trabalhada facilmente tanto mecanicamente como para esculpir e modelar sendo uma excelente opção para artesanato.


    

  Exemplo de madeira esculpida 

Contraplacado de choupo

O contraplacado é formado por diversas laminas coladas umas sobre as outras sobre forte pressão. Esta técnica teve como resultado a anulação movimentos de contração e dilatação da madeira, sendo equivalente á madeira e podendo ser usada em trabalhos de grande dimensão, pois existem em chapas de maior dimensão.

As chapas de contraplacado são classificados por categorias, têm varias espessura, são feitos de varias madeiras e têm diversos acabamentos, como por exemplo folheados, laminados etc.

Como acabamento esta madeira pode ser lixada, pintada com técnicas decorativas, dar velatura e envernizar, podendo fazer varias peças artesanais, tais como esculturas em madeira, caixas, molduras, brinquedos, é um material versátil e acessível.

No artesanato o contraplacado de choupo em cru é muito usado principalmente para a execução de caixas e peças cortadas a laser.

Também é muito usada na marcenaria de interior em móveis, utensílios de cozinha entre outros.

Fica aqui uma pecinha feita por mim em contraplacado de choupo 😉






Comentários

Mensagens populares

Contactos

Oficina e armazém.: Parque industrial do Soutelo nº 1, 2845-176 Foros da Amora, Portugal / Telemóvel: 919190392 / Email:cenasdabeta@gmail.com / Loja:Cenasdabeta.pt

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *