Madeira e seus derivados
Madeira

Troncos de árvores de onde é retirada as tábuas de madeira
A madeira é uma substância dura e fibrosa que se encontra nos troncos e raízes das várias árvores, foi um dos primeiros materiais utilizados pelos homens e é usado há séculos devido a sua versatilidade, beleza e resistência.
A madeira constitui matéria-prima para inúmeras indústrias, dos troncos das árvores são retiradas os toros e tábuas de várias medidas e espessuras. Sendo a mesma usada na construção e na carpintaria de oficina onde é executado móveis, caixas, instrumentos musicais, brinquedos e muito mais.
Existem vários tipos de madeiras, desde o pinho, carvalho, choupo, cerejeira, faia, nogueira, ulmo, Oliveira, abeto entre outras.
As propriedades que diferenciam a madeira são:
dureza, cor, densidade, fissilidade, flexibilidade, elasticidade, facilidade de polimento, porosidade, higroscopicidade(capacidade de absorver água) e condutividade térmica e elétrica.
Exemplo de utilização da madeira em tempo antigos
Derivados da madeira
Chapas de madeira
Para um maior aproveitamento dos recursos ambientais passou-se ao uso mais racional da matéria-prima aproveitando todos os produtos madeireiros por meio de processos industriais, aparecendo assim chapas de compostos de madeiras de grande dimensão (altura e largura).
Atualmente estas chapas substituem a madeira. Como principais vantagens temos o tamanho e a inexistência de deformações tais como nós, gretas, etc.
Existem várias chapas de derivados da madeira, como o aglomerado, contraplacado, chapa de fibra, sendo a mais conhecida o MDF.
As madeiras após serem trabalhas em oficina, levam o acabamento, que pode ser pintura ou envernizamento, e vou terminar esta breve informação, com o acabamento de verniz dado a uma tábua de madeira para uma pequena reparação efetuada.


Comentários